Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Campanha Pró Arbitragem- ANTI-PICARETAGEM!!!

Sou Advogada e Presidente da 1ª Câmara de Conciliação, Arbitragem e Mediação em Marabá, conheci a Arbitragem em 2006, através do Dr. Jorge Ferraz, advogado e Árbitro da Câmara Arbitral de Fortaleza.
A partir de então me apaixonei pela arbitragem e escolhi estudar e me especializar nessa área, apesar de existirem poucas doutrinas a respeito, minha especialização foi obtida na prática, Gerindo entidades de Administração de Procedimentos Arbitrais.
Nesses 6 anos de atividade junto a entidades arbitrais já vi de tudo,tanto certo como errado, e de fato, atualmente a quantidade de pessoas trabalhando de forma erra é bem maior do que aqueles que tentam levar a Arbitragem à sério.
A Arbitragem é uma ferramenta importantíssima, e se usada nos moldes da Lei. 9.6307/96, pode ser de grande valia para uma forma rápida na solução de demandas, desafogando assim o Judiciário.
Penso que houve uma mudança de foco nas postagens do Blog, e analisando a sentença a qual foi citada a postagem em comento, verifica-se que a divulgação das formas erradas de se utilizar a arbitragem já surtiu um grande efeito.
Porém, fico triste em consultar a internet e ver surgem cada vez mais post’s de "PICARETAGENS" em relação a arbitragem e cada vez menos comentários sobre casos de sucesso sobre a utilização da Arbitragem.
Parabenizo o Dr. Daniel Fábio Jacob Nogueira, pela iniciativa e por ter levantado essa discussão a cerca do tema.
Parabenizo ainda o Dr. Manuel Nunes dos Santos Neto, do SINDJA, e todosaquekes que possuem intenções sérias e voltadas para a aplicabilidade da Arbitragem da forma como preconiza a Lei. 9.307/96
Não sou contra um Curso de Qualificação de pessoas que querem trabalhar com a arbitragem, e inclusive formatei uma grade curricular de temas que entendo importantes serem repassados a essas pessoas, principalemte pelo fato da Lei possuir uma lacuna, pois não exige conhecimento técnico ou formação em Direito para o exercício da função.
Um das razões de toda essa problemática em relação aos "Trambiques" em relação à emissão de carteiras, e de ainda existirem pessoas que aceitam pagar caro por isso, é exatamente a IGNORÂNCIA em relação ao que seja A ARBITRAGEM, COMO FUNCIONA, E QUEM PODE EXERCER A FUNÇÃO TRANSITÓRIA E CONDICIONADA A VONTADE DAS PARTES.
Por isso convoco todos aqueles que queiram aperfeiçoar a Arbitragem e fazer dessa ferramenta algo verdadeiramente funcional, a Unirmos forças, em prol de aumentar o número de informações na internet favoráveis a Arbitragem relatando experiências positivas, abrindo fórum de discussões jurídicas ou não a respeito da matéria de forma a enriquecer nossos conhecimentos.
Se focarmos no lado errado somente este será visto. Por isso incentivo a Campanha Pró-Arbitragem para que implantemos a cultura da Conciliação ao invés da cultura de Litígios através da utilização da Arbitragem.
Posso aqui citar um exemplo real, realizei uma Audiencia de Conciliação em 27/07/2011, referete a um pedido de Despejo, que foi dado entrada na Câmara Arbitral em 20/07/2011, cuja conciliação foi favorável com a desocupação do Imóvel e pagamento dos aluguéis pela Locatária. Assim deixamos de esperar por uma setença de despejo que se fosse levado ao Pode Judiciário, não sairia antes de dois anos.


Michela Roque
Advogada - Presidente da Câmara de Conciliação, Arbitragem e Mediação em Marabá.
conarb.maraba@hotmail.com
www.conarb.blogspot.com


Um comentário:

  1. Muito bem Michela, excelente iniciativa para espantar os picaretas e fortalecer a arbitragem de forma correta e honesta.

    ResponderExcluir